CRM funciona para restaurantes ?

SIM! O CRM é um gestor de relacionamento com o cliente.
Sendo assim você pode utilizar para gerir pedidos de reservas, eventos, aniversários e por aí vai.

  • CRM = Customer Relationship Management;
  • Tradução: gerenciamento do relacionamento com o cliente;
  • Na prática: Sistema de gestão de clientes. Para gerir as oportunidades de negócios, organizar e estruturar seu processo e todas as negociações de vendas;
  • Simplificando: Lugar onde você joga todos os contatos para fechar uma venda, vai cuidando e gerindo esse cliente do primeiro oi até fechar contrato. Lembrando que ele também pode ser usado para você lidar com clientes durante contratos ativos.

CRM aumentar vendas

3 Indicações de CRM grátis

Separei para você uma pequena e boa lista de 3 CRM’s que indico na moral, sem medo para você começar.

Já adianto que dependendo sua empresa nem precisa contratar o plano pro, eu mesmo uso na agência um desses, e já implantei em alguns clientes também.

Basta você colocar aqui seu e-mail e nome, que você recebe na hora no seu e-mail esses softwares sem nenhum custo.


Grande vantagem:

VISUAL!
A grande vantagem que vejo em um CRM, está na organização visual das oportunidades.
O princípio básico que ele trabalha é o famoso funil de vendas (Pipeline).

No lugar de representar ele verticalmente, o CRM representa as etapas de vendas horizontalmente (Pipeline).

Ai você me pergunta:
“Como posso usar isso no meu restaurante? ”

M: O que mais escuto de donos de restaurantes é: “Eventos no restaurante, salvam o mês”.
Já que eventos são positivos e geram uma boa renda, você pode administrar reservas e eventos pelo CRM, querendo ou não, são uma venda.

  • Gestão do seu cliente:
    A maior finalidade dada ao CRM é para gerir a venda, mas ele também pode ser usado para você gerir como você cuidar do seu cliente para ele renovar e manter o seu cliente.
  • Visão macro para o gestor:
    Uma das dificuldades para o chefe é cobrar da equipe comercial sobre as vendas e informações em geral a partir de relatórios, e a visualização do panorama não é abrangente.  Já através do CRM, o dono ou gestor consegue através de uma tela entender em que ponto está a empresa dele e tomar as providências caso necessárias.
  • Processos de negociação / venda.
    Começando no primeiro contato até a assinatura do contrato.
    Ele te ajuda a não perder nenhuma parte do processo, acompanhando onde se encontra cada negociação, quais tarefas tem nela, agendamentos, ligações dentre outras funcionalidades que variam de cada sistema.
  • Transição: Você pode gerir o processo de Aprovação do orçamento até o momento que o cliente paga, transferindo as responsabilidades para cada setor.

Quando minhas contas apertam e preciso levantar uma grana, eu abro o meu CRM, as vezes na coluna de “ORÇAMENTOS ENVIADOS”, eu tenho R$200.000 parados ali sem resposta, com isso inicio um processo de abordagem/negociação mais agressiva, isso é simples, mas pode te ajudar muito.

Como funciona na prática um CRM ?

Etapas básicas em um CRM em uma venda

1) Cadastro da oportunidade
(é possível receber automaticamente por ações de marketing digital)

2) Inserção dos dados desse contato

3) Anotação de cada conversa e detalhamento da negociação
Muitos hoje tem a funcionalidade de você enviar o e-mail de dentro da plataforma, as vezes até com rastreamento de abertura.

4) Definição do valor do orçamento
Isso ajuda a você ter uma noção do volume de grana que você tem parado em negociações, nos relatórios de meta, de vendas por pessoa e por ai vai.

5) Mudança de status da oportunidade
Aqui mora o grande segredo do CRM, nunca perder onde parou aquela negociação, muito menos depender da memória, a ideia é focar

6) Acompanhamento das etapas

7) Adicionar todas as informações válidas
Até quando seu cliente não fecha, é importante marcar qual o motivo de não ter fechado, isso vai te ajudar a entender depois de um tempo qual é o maior motivo, em alguns casos eles são óbvios como materiais de luxo: preço, agora uma empresa com o melhor preço do mercado perder do concorrente por causa de embalagem, frete ou algo do tipo, serve de alarme para o dono.

8) Marcar como vendido.
Esse ponto aqui marca nos relatórios que foi vendido e todos os relatórios passam a contar esse valor. Ficha no porquinho =)

Quem ganha: Planilha x CRM ?

Ai entramos em território de tretas.

Eu sou um apaixonado por planilhas (tanto criar, quanto usar, e enfeitar elas kkk), porém temos que ser sinceros, a planilha tem um grande, mega ultra problema, O SER HUMANO, e nós temos que admitir que nossa natureza é falha em manter nas planilhas tudo o que prometemos.

É possível criar uma planilha de CRM? Sim.

Vai ser melhor? Dúvido.

O CRM mastiga todo o processo, por preguiça nossa? O objetivo final é que você concentre sua energia vendendo para o cliente, não mais gastando horas na planilha.

Vou ficar rico com CRM?


Não necessariamente.

Cuidado com as ofertas mágicas de milagre, CRM é uma ferramenta, e você deve usar para te ajudar a organizar as vendas. Ela não faz nenhum milagre, não vai na rua vender por você nem vai ligar sozinha para o cliente. (pelo menos hoje em 01/2019 kkk)

Sugestão de pipeline para restaurante no CRM

  1. QUALIFICAR
  2. CONTATO FEITO
  3. ORÇAMENTO ENVIADO (EVENTO)
  4. RESERVA AGENDADA(CLIENTE NORMAL)
  5. CONFIRMADO

Separei um espaço aqui para você tirar dúvidas, contar sua experiência, mandar um salve ou até compartilhar!

É isso, espero ter ajudado e agora é implantar, usar, aprender, vender, analisar e melhorar (sempre)!

Sucesso para você e seu restaurante!

 

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